quinta-feira, 17 de junho de 2010

“A democracia socialista é nosso caso de amor que deu mais certo”

Passeando pela internet, encontrei uma postagem muito interesse no blog do Tiago Ventura(vice presidente da UNE), que expressa com exatidão o sentimento de um militante da Democracia Socialista; O texto foi publicado na Conferência Nacional da DS, que completou 30 anos em 2009.

Um trecho do texto Trinta de Democracia Socialista: Em torno ao futuro de uma tradição; de Juarez Guimarães

"Seria possível identificar um petista da Democracia Socialista como um militante que valoriza a sua condição de socialista democrático, que se relaciona com a cultura do feminismo, que tem o internacionalismo inscrito desde sempre na sua condição, que recusa hierarquias e privilégios em nome da dignidade insuperável da sua condição cidadã de militante socialista, que não é sectário, mas dialoga e busca o sentido coletivo da prática, que, enfim, cultiva uma paixão serena, paciente, provada e crítica, mas sempre revolucionária, sempre buscando a transformação.

(…)

Regionalmente e socialmente circunscrita na origem, a Democracia Socialista é hoje tão brasileira como o PT. Entre nossos milhares de militantes, estão os descendentes de índios da Amazônia e os filhos da imigração alemã no Sul, os negros da Bahia e os filhos de italianos, cristãos de várias igrejas e ateus de todos os credos, várias gerações de mulheres emancipadas, metalúrgicos e pequenos proprietários rurais, ecologistas radicais, gays, sanitaristas e professores, jovens de aparência muito séria e homens e mulheres já maduros e quase adolescentes de tanta energia.
Essa inscrição social brasileira da DS, hoje tão gaúcha quanto nordestina e nortista, foi decisiva para nós, porque através dela nos ligamos às raízes da formação do povo brasileiro. Assim, mediada pelo PT, a tradição da Democracia Socialista já é parte da formação da cultura do povo brasileiro. Somos socialistas e nos alimentamos das fontes mais profundas dos sonhos de emancipação deste povo. E o nosso futuro está irremediavelmente ligado à história desses sonhos de emancipação no século XXI.

(…)

A Democracia Socialista é o nosso caso de amor que deu mais certo, é o nosso abrigo em tempos difíceis e a nossa casa ensolarada de felicidade em tempos de maior emancipação.
O mais novo companheiro e a mais nova companheira partilham o mesmo tempo dos militantes fundadores porque somos uma novíssima tradição"

Viva, viva, viva Democracia Socialista
(e feminista!!!)
Viva, viva, viva Democracia Socialista
(antirracista!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário