terça-feira, 13 de julho de 2010

Trabalhadores Rurais estão com DILMA

CONTAG declara apoio a DILMA

A Confederação Nacional dos trabalhadores na agricultura(CONTAG) declara em ato a ser realizado amanhã apoio a candidatura Dilma. É a primeira grande entidade do movimento social brasileiro a declarar apoio a candidatura, o que aliado ao peso social e importância política da entidade torna significativa a iniciativa. É mais um elemento que incidirá na forte polarização dos próximos meses. Vale a pena conferir a matéria retirada do site Vermelho que publico abaixo.
Com 25 milhões de trabalhadores na base, Contag dá apoio a Dilma

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza nesta terça-feira (13) um ato político para formalizar o apoio do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. O MSTTR representa cerca de 25 milhões de agricultores familiares, assalariados rurais, assentados reforma agrária e trabalhadores sem terra no país.

As 27 federações estaduais de trabalhadores na agricultura (Fetag) e os cerca de 4.200 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) filiados à Contag em todo o país também devem apoiar a ex-ministra chefe da Casa Civil na disputa à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o ato, a direção da Contag entregará a Dilma um documento com sugestões para o programa de governo da coligação (PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC).

“O nosso objetivo é contribuir com propostas concretas sobre temas que são fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável e solidário no meio rural”, explica Alberto Broch, presidente da Contag. Os pontos principais do documento são a aceleração do processo de implantação do Programa Nacional de Reforma Agrária; o fortalecimento da agricultura familiar como instrumento de sustentação das políticas de soberania e segurança alimentar; a valorização do salário mínimo e a melhoria das condições de trabalho no campo.

As contribuições à plataforma eleitoral da candidata também tratam do aprofundamento das políticas públicas nas áreas de educação, saúde e previdência rural, bem como o atendimento das demandas específicas dos jovens e das mulheres trabalhadoras rurais. A candidata Dilma também será apresentada aos candidatos a deputado federal e estadual de todo o País, que serão apoiados pelo Sistema Contag nas próximas eleições.

A Contag espera reunir na sua sede cerca de 600 lideranças sindicais e trabalhadores rurais. O ato também deverá contar com a presença dos presidentes da CUT, Artur Henrique Santos, e da CTB, Wagner Gomes, e de deputados federais da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. Os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência da República), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Eduardo Gabas (Previdência Social) também foram convidados para participar do ato.

Fonte: Blog do Tiago Ventura, vice presidente da UNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário