quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Foro de São Paulo fortalece a unidade das juventudes da Améria Latina e Caribe

Entre os dias 17 e 20 de agosto, em Buenos Aires, ocorreu o XVI Encontro do Foro de São Paulo, organização criada em 1990 para reunir os partidos progressistas e de esquerda na América Latina e Caribe. Nos marcos da atividade, realizou-se o II Encontro das Juventudes do FSP.

Celebrando 20 anos de existência, o Foro de São Paulo resumiu no tema “Ampliar a unidade dos partidos progressistas, populares e de esquerda, aprofundar as mudanças, derrotar a contra ofensiva da direita e consolidar a integração regional” os principais debates ocorridos ao longo do Encontro e as tarefas necessárias para a esquerda na região.

No âmbito das juventudes partidárias, há o importante reconhecimento no texto base do Encontro da importância de que a “consolidação deste espaço é fundamental para fomentar a educação política entre os jóvens, impulsionar a sustentação de nossos partidos e a renovação geracional; e dar um maior protagonismo político e ideológico a este setor da população”.

A realização do II Encontro das Juventudes do Foro de São Paulo deu continuidade ao esforço iniciado no primeiro encontro, realizado em 2009 no México, e contou com a participação de 64 organizações de 16 países.

A Juventude do PT esteve representada por uma delegação composta por Severine Macedo, Secretária Nacional; Bruno Elias, Coordenador de relações internacionais; Tássia Rebelo, Coordenadora de Assuntos Institucionais; Eduardo Valdoski, Coordenador de Comunicação e Ronaldo Pinto Jr., membro da Direção Nacional. Participaram ainda pela delegação brasileira as representações da Juventude do Partido Socialista Brasileiro e a União da Juventude Socialista.

Durante o encerramento do Encontro, as juventudes partidárias presentes ainda saudariam com o vigor internacionalista que marca o Foro de São Paulo a candidatura de Dilma Rousseff à presidência do Brasil.


A declaração final assinala o apoio das juventudes presentes “às forças que hoje no Brasil, no marco do processo eleitoral, lutam para aprofundar um projeto de desenvolvimento mais democrático e participativo”.

Além da Declaração Final aprovada, o II Encontro das Juventudes do Foro de São Paulo aprovou as propostas da delegação brasileira de realizar uma campanha de apoio político-social no Haiti, a partir de brigadas de jovens e estudantes e a realização de um Seminário de Políticas Públicas para a Juventude, aproveitando a experiência dos vários governos progressistas da da América Latina e do Caribe e o esforço do Observatório e da Rede de Escolas, Fundações e Centros de Estudo do Foro de São Paulo na avaliação das experiências governamentais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário