terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rapidinha da Semana: É preciso Enegrecer

"A ridicularização racial é vista como brincadeira, até quando citam algumas profissões. Pense, quando alguém chama outro de "lixeiro" ou brinca dizendo "você é minha empregada", essas são ocupações de enorme predominância da população negra e há sempre execração quando se remetem a elas. Culturalmente, nos espaços onde há hegemonia da cultura negra, as maledicências sempre se reforçam. Já as profissões tidas como de alto prestigio são aquelas onde há quase totalidade da população branca e onde há reforço da idéia de que são profissões melhores.

Ficaríamos aqui durante muitas páginas citando as expressões racistas. Só para tentar fazer uma avaliação resumida, lembremo-nos de alguns fatos corriqueiros. Expressões do tipo, nuvens negras que remetem a tempo ruim, ovelhas negras, que são aquelas pessoas da família que, com certeza, não são as melhores. Uma expressão clássica e muito usada no sudeste é "neguinho adora fazer isto ou aquilo". Este "neguinho" da frase sempre está ligado a fazer algo errado, conseguir vantagem de forma desonesta ou algo negativo. Nunca ouvi, "neguinho adora estudar", "neguinho adora ajudar as pessoas".

É nessa perspectiva que a linguagem racista cumpre um papel fundamental para o capitalismo. Seguimos dizendo que este movimento tem um motivo. O povo que se afirma, que constrói auto-estima e preserva sua identidade, com certeza se organizará . A partir do momento no qual a população negra se coloque na condição de explorada e agredida, obviamente construirá revolta suficiente para lutar contra o sistema."

Parte de apresentação do texto "É preciso Enegrecer" do companheiro Herlom Miguel, secretário de comunicação do PT em Salvador/BA, ex-diretor de Combate ao Racismo da UNE e Membro do Coletivo Nacional Enegrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário