quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A juventude mineira não vacilará!

Por Estevão Cruz

Durante o Governo Lula conseguimos expandir substantivamente os direitos sociais e políticos dos e das trabalhadores/as. Isso repercutiu de forma especial na Juventude brasileira.

As políticas educacionais, o acesso ao crédito rural, as políticas de inclusão digital, de segurança pública e cidadania, de esporte e cultura, de igualdade racial e de gênero refletiram lutas históricas dos movimentos sociais e permitiram que os e as jovens recuperassem a esperança. Pelas nossas próprias mãos, através do Conselho Nacional de Juventude e da Conferência Nacional de Juventude, conseguimos avanços. A aprovação do Estatuto da Juventude foi um momento alto dessa longa disputa que ainda continua.

Esse é o caminho para avançar para uma sociedade socialista e democrática: a expansão da esfera pública, dos direitos e da cidadania, e a limitação da esfera mercantil, que transforma tudo em mercadoria e os cidadãos em consumidores.

Ao contrário do que ocorreu durante os anos de hegemonia do neoliberalismo no Brasil, estamos agora melhorando a correlação de forças favoravelmente ao Trabalho diante do Capital. No futuro Governo Dilma precisamos aprofundar esse processo. Construir políticas públicas que continuem melhorando a vida da população e da juventude e que tencionem os limites do Capital e o poder do dinheiro. Essas têm sido a realidade e as possibilidades de um projeto nacional democrático e popular.

Mas não tem sido assim em Minas Gerais. O Governo Aécio/Anastasia tem barrado essas conquistas basicamente de duas formas: aprovando leis e projetos que aprofundam a mercantilização em Minas, como no caso da educação e da mineração, só pra citar duas áreas. E impedindo, sempre que possível, que os programas nacionais tenham penetração em nosso estado.

Por isso é preciso sintonizar Minas com o projeto nacional. É através deste que as cartas do jogo estão sendo dadas.

Em condições mais favoráveis de atuação, sem repressão e criminalização, as forças dos nossos movimentos sociais serão muito maiores em Minas, ajudando a transformar o Brasil e o nosso estado.

Tentaram calar a nossa voz, dispersar nossas utopias, diluir nossas esperanças e impedir os nossos sonhos. Não conseguiram e estamos de pé!

Nessas eleições, a juventude mineira não vacilará e marchará com Hélio+Patrus para o Governo e Pimentel e Zito para o Senado.

Estevão Cruz, é estudante de ciências sociais da UFMG e militante da JPT em Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário