sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Conselheiro da sociedade civil assume presidência do Conjuve em 2011


O conselheiro Gabriel Medina de Toledo, representante do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (FONAJUVES), é o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude. Eleito nesta terça-feira (14/12), por voto direto, Gabriel assume a presidência da entidade em 2011, como representante da sociedade civil. Segundo o regimento interno do Conjuve, a presidência da entidade deve ser alternada anualmente entre sociedade civil e governo. Eleito com amplo apoio dos principais movimentos juvenis, Gabriel Medina afirmou que trabalhará com firmeza para que o Conselho se consolide como um espaço autônomo de controle social das políticas públicas de juventude. Em 2010, o cargo foi exercido pelo secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira.
A eleição ocorreu durante a 23ª reunião ordinária do Conjuve, realizada em Brasília, quando os conselheiros aprovaram a versão preliminar do documento “Considerações sobre as políticas públicas de juventude desenvolvidas na atual gestão do governo federal”. Elaborado pela Comissão de Acompanhamento de Políticas e Programas, o documento será entregue ao governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, como contribuição para a agenda juvenil, que entrou na pauta do governo federal na gestão do presidente Lula. Em 2005, foi instituída a Política Nacional de Juventude, com a criação do próprio Conselho, da Secretaria Nacional de Juventude e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
O novo presidente do Conjuve reconhece os avanços obtidos na gestão do presidente Lula, mas ressalta que muito ainda precisa ser feito para que as políticas de juventude se transformem, de fato, em uma política de Estado. “Quero representar o conjunto da juventude em toda a sua diversidade. Tenho convicção de que será preciso muita luta e unidade dos movimentos para garantir a estruturação das políticas sociais, universais e específicas para os (as) jovens brasileiros (as)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário