quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

31 anos de Transformação

Todos nós, militantes petistas, estamos comemorando, cada um do seu modo, o nosso aniversário: 31 anos do PT.

Particularmente me sinto um privilegiado, afinal junto com saudosas figuras como Ezequiel Ferreira Lima, Irineu Verner, e outros, ainda vivos, participei desta histórica reunião, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, onde o maior partido de esquerda do Brasil e um dos mais importantes do mundo foi fundado: O “Partido dos Trabalhadores - PT”.
Naquele dia vi de perto, Lula, Olívio Dutra, Manoel de Conceição, figuras que simbolizam o novo, a luta pelo socialismo, por justiça, democracia e terra para todos os trabalhadores. Vi também tantos outros como Apolônio de Carvalho, Mário Pedroso e Sérgio Buarque de Holanda, numa completa integração de intelectuais, sindicalistas e gente do povo, tornando o sonho de construção do PT realidade. Um partido que nasceu para transformar o Brasil e nos permitir sonhar na construção de uma sociedade justa e solidária.

Trinta e um anos se passaram, nesse tempo elegemos o primeiro operário presidente, a primeira mulher presidenta, deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos e vereadores, muitos se foram, outros se perderam pelo caminho, oportunistas e aventureiros se aproximaram, e o PT se transformou na maior experiência de luta, organização política dos trabalhadores e modelo para muitos países do mundo.

E agora, depois desses anos todos, penso que é necessário darmos um tempo para nós mesmos, o PT precisa, urgentemente, ser repensado, e isso significa voltar para dentro de si, e investir na militância, formação política, no debate, reconstruir a nossa principal bandeira: a democracia, para que todos sejam ouvidos. Afinal nós não somos cabos eleitorais, somos militantes movidos pela paixão, pelo sonho e pela vontade de lutar sempre. Nosso desafio é reconstruir sonhos, motivações e a nossa militância.


Zeca do PT – Fundador do PT
Ex- governador de Mato Grosso do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário