sábado, 14 de maio de 2011

Retomada da Prefeitura de Angra, é prioridade no projeto petista para o município

Em entrevista ao Jornal A Cidade, o presidente do PT em Angra, Marcelo Oliveira, fala da Juventude do PT, organização partidária, formação política; e é claro sobre as eleições de 2012.
Acompanhe a entrevista.




A cidade - Há quanto tempo você é presidente do partido e até quando vai o seu mandato?

Marcelo - Fui empossado como presidente do Partido dos Trabalhadores em março de 2010 e meu mandato vai até o final de 2012. Estou dando a minha contribuição para o partido.

A cidade - Quais são as propostas e os projetos do PT para o município?

Marcelo - O nosso principal projeto é retomar a Prefeitura de Angra. As nossas propostas serão discutidas durante a elaboração do Plano de Governo, que deve ser construído em conjunto com os partidos aliados até janeiro de 2012.

A cidade - Como o partido vem se articulando no município para as eleições de 2012?

Marcelo - Estamos conversando com lideranças políticas da sociedade quesão formadoras de opiniões. Antes de casar a gente temque namorar, e é nessa fase política que o PT se encontra. Nessas conversas que temos um horizonte alternativo e estamos convidando essas lideranças políticas a construírem conosco essa alternativa para o nosso município. A nossa prioridade é fazer alianças para compormos essa chapa majoritária.

A cidade - Há intenção de lançar candidato a prefeito?

Marcelo - O nome do partido é o da Conceição Rabha. É unanimidade dentro do PT que ela é a nossa pré-candidata.

A cidade - Quantos filiados o partido tem e onde fica a sua sede?

Marcelo - Temos hoje filiadas cerca de 1.200 pessoas, mas também temos a ciência que alguns desses filiados não vivem mais o partido. O PT realizará um censo interno para sabermos quantas pessoas realmente participam do partido. Além disso, esse mês ainda faremos um ato de filiação para apresentar os recém filiados à sociedade. A sede do PT fica na Rua Moacir de Paula Lobo, nº 133 , no Centro.

A cidade - Com que frequência os filiados se reúnem?

Marcelo - O partido realiza reuniões ordinárias mensais, sempre às segundas quartas-feiras do mês. Além disso, havendo necessidade, realizamos convocações para reuniões extraordinárias.

A cidade - O partido tem grupo jovem? E quais os projetos do partido para a juventude?

Marcelo - Nessa atual gestão, conseguimos criar a Secretaria da Juventude. Essa secretaria tem poder de discussão e voto nas decisões internas do diretório. O jovem tem que participar da política para construir um futuro melhor para Angra dos Reis e para o Brasil, e pensando nisso damos voz aos jovens do PT.

A cidade - O partido oferece algum curso de formação política?

Marcelo - O PT possui a Jornada de Formação Política. O diretório de Angra ano passado foi o de maior quorum do estado, com 500 participantes. Nessa formação é discutida a construção e a história do PT, além da política atual do país.

A cidade - Quantos pré-candidatos a vereador o partidotem hoje e quantos pretende eleger?

Marcelo - Nós temos nomes fortes em vários segmentos da sociedade. Não tenho como precisar quantos pré-candidatos, até porque ainda não temos definido quantas vagas serão disputadas e se haverá a verticalização da proporcional. Apesar disso, eu posso afirmar que se forem 17 vagas a serem disputadas, o PT pretende eleger 17 vereadores.

A cidade - Quais os pré-requisitos necessários para o filiado se candidatar?

Marcelo - Nós aceitamos o pedido de filiação de todos, mas não garantimos a filiação e a candidatura de ninguém. Temos critérios internos que têm de serem respeitados para aceitar novos filiados e para escolhermos nossos candidatos. O nosso partido faz uma política no dia a dia e não somente política de eleição. A pessoa não pode estar filiada a outro partido. Sendo assim, basta procurar um núcleo do PT no bairro ou a sede do partido para se filiar. Além disso, uma liderança do partido tem que abonar esse nova filiação. Escolhemos os candidatos nas plenárias do partido.

A cidade - Quanto tempo o partido está no município?

Marcelo - Há 31 anos, desde a fundação do partido.

A cidade - O partido possui filiados em cargo públicos? Se possuir, em que cargos?

Marcelo - Em Angra dos Reis temos filiados somentecomo assessores no Poder Legislativo. Também temos alguns assessores no Governo Federal, junto com o ministro Luiz Sergio.No total, são cerca de100 filiados trabalhando em cargos políticos.

A cidade - Como é feita essa indicação aos cargos?

Marcelo - Nós matemos uma relação próxima entre os legisladores do partido com a instituição partidária. Apesar disso, o partido não ingere nas nomeações dos cargos. Fica a critério do vereador.

A cidade - Existe alguma contribuição descontada em folha para o partido?

Marcelo - Conforme estabelece o estatuto do partido, é descontado entre 2 e 3% do salário líquido de quem trabalha em cargo político.

A cidade - O PT pretende fazer alguma coligação para as próximas eleições?

Marcelo - Estamos conversando com todos os partidos, a exceção do PMDB.

A cidade - O partido está preparando alguma nova liderança?

Marcelo - Temos várias pessoas nos núcleos com potencial político. Militante que vem se destacando em sua categoria profissional ou em sua comunidade. Não posso citar nomes, para não correr o risco de esquecer de alguém, mas temos nomes para manter o partido forte em Angra por muito tempo.

A cidade - Como o partido se enxerga e se posiciona no quadro político atual?

Marcelo - O PT tem historicamente 27% dos votos no município. Conseguimos na última eleição, com o apoio das alianças que fizemos com os outros partidos, aumentar esse percentual para 46%. Esperamos superar isso na próxima eleição em função do desgaste do atual governo e da rejeição ao prefeito. Não vemos nesse governo um grande projeto, uma marca que o identifique. Entendo que a nossa pré-candidata reúne um carisma e representa uma grande liderança. Estamos nos preparando para conseguirmos retomar a Prefeitura.

A cidade - Você vê um futuro um alinhamento entre PT e PMDB no município?

Marcelo - O nosso problema não é em fazer aliança com o PMDB. O PT não faz aliança com as pessoas que hoje estão no PMDB. Não há a possibilidade nenhuma de fazermos qualquer composição. Entendemos que esse atual governo é um desgoverno e que as pessoas que lá estão não são preparadas para ocupar os cargos que ocupam. Não há projetos de desenvolvimento. É um grupo político marcado pela corrupção. Eu espero que 2012 seja o ano do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário