quinta-feira, 8 de março de 2012

O Cenário da JPT em Angra


Por Daniel Bertoldo* e Hugo Vilela**

Ao longo dos seus 32 anos de vida pública na construção e consolidação da democracia no Brasil, o PT tornou-se a maior referência política da juventude brasileira. E os oito anos de governo Lula promoveram uma série de ações que relevaram e autoafirmaram a condição da população juvenil do Brasil nas mais diversas áreas e espaços. Principalmente na implementação do programa petista e na criação das ferramentas que ajudaram a melhorar a qualidade de vida da juventude.
Em Angra dos Reis, um dos principais compromissos assumidos pelo Diretório Municipal do PT, desde a posse dos seus integrantes é contribuir com o fortalecimento e organização da juventude petista, entendendo que a mesma é um segmento partidário de relevância significante para que o PT possa dialogar com a camada jovem da população da cidade.

Assim, o Encontro Municipal do PT realizado em maio de 2010 – para tratar da estratégia eleitoral do partido no município para as candidaturas de Dilma e Lindberg, aprovou a resolução que tratava e reconhecia a Juventude do PT como Secretaria do partido e com participação direta na executiva, inclusive com direito a voz e voto. A partir daí, a Juventude começa a se reorganizar no interior do partido e dialogar com os outros atores juvenis da cidade como: a Pastoral da Juventude, UMEAR (União Municipal dos Estudantes de Angra dos Reis), e os jovens do Ressonance - que é o programa de jovens do PMSS (Programa Mercosul Social Solidário) através do Economia Solidária; criando e fortalecendo o maior grupo organizado de juventude do município: o Fórum Municipal da Juventude.

O Fórum Municipal da Juventude surgiu justamente da necessidade que a JPT e a Pastoral da Juventude sentiram, ao tentar trazer pra luta política e social a juventude ociosa do município, além de ter como as principais proposta: dialogar com toda a juventude angrense sobre a realidade vivida e a opressão do capital na vida dos cidadãos, ser um fomentador de política pro município, e traçar uma atuação em conjunto dos movimentos sociais juvenis e organizações de esquerda.

Atualmente, a Juventude do PT é representada na figura maior do seu Secretário Municipal Daniel Bertoldo e possui uma direção colegiada capaz de dar suporte nas mais diversas lutas da juventude angrense. Além disso, a JPT tem militantes atuantes nos mais diferentes movimentos: LGBT, estudantil, negro, mulheres, cultura e religioso.

Na última reunião realizada, a JPT traçou metas e programou um Seminário de Planejamento para 2012, que aponte para a nossa atuação política, campanhas públicas, formação política e eleições. Dentre as campanhas públicas que pretendemos realizar ainda no 1º semestre estão: 1º voto aos 16 anos.

*Daniel Bertoldo é Secretário de Juventude do PT em Angra
**Hugo Vilela é Secetário Municipal de Formação Política e Organização do PT em Angra

Nenhum comentário:

Postar um comentário